
Nesta terça-feira, 29 de abril, foi realizada em São Luís (MA) uma importante reunião entre lideranças da agricultura familiar e representantes de instituições públicas e da sociedade civil com o objetivo de alinhar as próximas etapas da construção de sistemas de cisternas escolares em municípios maranhenses.
O encontro contou com a presença do presidente do Instituto Flor do Pequi, Ramon Alcântara, e do técnico da instituição, Paulo Sérgio Saraiva de Oliveira Também participaram do encontro o secretário de Agricultura Familiar do Maranhão, Bira do Pindaré; o secretário adjunto da Coordenação da Política Interna, Joaquim Queiroz; e a coordenadora do Programa Cisternas, Gisele.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias de fortalecimento das ações do Programa Cisternas voltadas para escolas públicas do interior do estado, garantindo acesso à água potável e promovendo saúde, educação e cidadania para crianças e comunidades rurais.
A articulação entre governo e sociedade civil demonstra o compromisso com políticas públicas que promovem desenvolvimento sustentável, segurança hídrica e inclusão social nas regiões mais vulneráveis do Maranhão.Expertise, Desenvolvimento e Sustentabilidade O Instituto Flor do Pequi é uma referência no Nordeste na implementação de tecnologias sociais voltadas para a convivência com o semiárido.
Com ampla experiência na construção de cisternas e na execução de projetos de segurança hídrica, a instituição atua com excelência técnica e compromisso social. Seu trabalho é pautado no desenvolvimento sustentável, promovendo acesso à água, fortalecimento da agricultura familiar e melhoria da qualidade de vida de comunidades rurais em situação de vulnerabilidade.